Neoclytus acuminatus, praga exótica, em pallets da China
18/10/2019

Ver ampliada

Figura 1. Adulto de Neoclytus acuminatus (Coleoptera: Cerambycidae)


Ver ampliada

Figura 2. Detalhe da cabeça de Neoclytus acuminatus


Ver ampliada

Figura 3. Detalhe do pronoto de Neoclytus acuminatus


Ver ampliada

Figura 4. Vista dorsal de Neoclytus acuminatus


Ver ampliada

Figura 5. Vista ventral de Neoclytus acuminatus


Ver ampliada

Figura 6. Vista lateral de Neoclytus acuminatus



A espécie Neoclytus acuminatus (Coleoptera: Cerambycidae), encontrada em pallets de madeira de um navio vindo da China, foi identificada. Esta espécie pertence à família Cerambycidae, que compreende os besouros popularmente conhecidos como serradores ou serra-pau. Neoclytus acuminatus é originária da América do Norte, onde é comumente chamado de red-head ash borer. A espécie não ocorre no Brasil, mas já está presente em alguns países da Europa e Ásia. As larvas de N. acuminatus se desenvolvem no interior dos troncos das árvores, formando galerias. A espécie é capaz de se reproduzir em pelo menos 35 gêneros de plantas lenhosas, sendo considerada a mais polífaga entre os membros da família Cerambycidae na América do Norte (MACRAE & RICE, 2007). 

Referências:

MACRAE, T. C. & RICE, M. E. 2007.  Biological and distributional observations on north American Cerambycidae (Coleoptera). The Coleopterists Bulletin, v. 61, n. 2, p. 227-264. Disponível em: <https://doi.org/10.1649/0010-065X(2007)61[227:BADOON]2.0.CO;2>. Acesso em: 18 out.2019.

*******

How to cite: Ferreira, V. A; Batista, F. C Neoclytus acuminatus, praga exótica, em pallets da China. Agriporticus. Disponível em: <http://agronomicabr.com.br/Agriporticus/detalhe.aspx?id=878>. Acesso em: 18 out. 2019. (Atualize a data de acesso.)

Nova busca

Sobreo projeto

O AgriPorticus é um projeto do Agronômica, laboratório de diagnóstico fitossanitário, de iniciativa privada, credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Visite o site para maiores informações: www.agronomicabr.com.br