Bacteriologia: Três testes básicos
26/11/2018

Ver ampliada

Figura 1. Teste de Gram (KOH 3%). A formação de fio viscoso (DNA) indica que a bactéria, Pseudomonas corrugata, é Gram-negativa.


Ver ampliada

Figura 2. Teste de catalase (H2O2 3%). A formação de bolhas indica resultado positivo para Pseudomonas corrugata.


Ver ampliada

Figura 3. Teste de oxidase (LaborClin). (A) oxidase positiva, Pseudomonas corrugata, com alteração para cor roxa, e (B) oxidase negativa para Xanthomonas gardneri, sem alteração da cor.



Um passo muito importante na identificação e caracterização inicial das bactérias é a realização de testes bioquímicos básicos como Gram direto, catalase e oxidase. A reação de Gram direto com KOH 3% (Figura 1) permite diferenciar os dois principais grupos de bactérias, Gram-positivas e Gram-negativas. Bactérias Gram-negativas evidenciam a dissolução da parede celular, liberando o DNA bacteriano e formando o fio viscoso, enquanto as Gram-positivas não, pois a parede é mais resistente. Isto ocorre devido à diferença na composição da parede celular.

O teste de catalase (Figura 2) permite a detecção da enzima catalase que decompõe H2O2 em H20 e O2, auxiliando na diferenciação de gêneros ou espécies.

O teste da oxidase é baseado na produção intracelular da enzima oxidase pela bactéria, presente no citocromo c. Ajudando a distinguir entre bactérias oxidase positiva e oxidase negativa (Figura 3). A tira de papel está impregnada com um reagente como N, N, N, N-tetrametil-p-fenilenodiamina ou N, N-dimetil-p-fenilenodiamina, que também é um indicador redox.

O citocromo c é uma pequena proteína heme que está em bactérias e associada à membrana interna da mitocôndria (eucariotos). É uma proteína solúvel, ao contrário de outros citocromos, e é um componente essencial da cadeia transportadora de electrons. É capaz de realizar oxidações e reduções, mas não se liga a oxigénio.

Os três testes oferecem resultados em menos de 5 minutos e auxiliam na tomada de decisão para a realização de testes mais complexos.

*******

How to cite: Ortiz, P. C.; Rocha, M. S.; Alves, K. R.; Cardoza, Y. F. Bacteriologia: Três testes básicos. Agriporticus. Disponível em: <http://www.agronomicabr.com.br/agriporticus/detalhe.aspx?id=804>. Acesso em: 23 nov.2018. (Atualize a data de acesso)


Nova busca

Sobreo projeto

O AgriPorticus é um projeto do Agronômica, laboratório de diagnóstico fitossanitário, de iniciativa privada, credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Visite o site para maiores informações: www.agronomicabr.com.br