Deficiência nutricional em videira muscadina
13/04/2018

Ver ampliada

Planta de videira muscadina com folhas mostrando sintomas de deficiência nutricional, Sheldon Road, Citrus Park, Tampa, FL, EUA, abr 2018. A hipótese é que seja deficiência de magnésio.



Planta de videira muscadina com folhas mostrando sintomas de deficiência nutricional, Sheldon Road, Citrus Park, Tampa, FL, EUA, abr 2018. A clorose internerval pode ser causada por vários fatores, incluindo deficiências de micronutrientes, como manganês e magnésio. 

No caso de magnésio, as folhas basais mais velhas mostram os sintomas de deficiência de magnésio primeiro, depois as folhas jovens, visto que este elemento é translocável. Conforme surgem novas folhas, o Mg é translocado. Excesso de cálcio (Ca) e potássio (K) pode causar deficiência de magnésio. A aplicação foliar de sulfato de magnésio é recomendada. 

Eng. Agr. Valmir Duarte, Professor Titular de Fitopatologia (aposentado da UFRGS), PhD Plant Health (LSU, EUA), valmir@agronomicabr.com.br

Nova busca

Sobreo projeto

O AgriPorticus é um projeto do Agronômica, laboratório de diagnóstico fitossanitário, de iniciativa privada, credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Visite o site para maiores informações: www.agronomicabr.com.br